Como superar um bloqueio criativo

Podemos definir o bloqueio criativo como a perda temporária da habilidade de continuar a gerar conteúdo, e isso geralmente acontece por falta de criatividade e inspiração. Se você estiver passando por um bloqueio criativo, provavelmente não consegue produzir nada, independentemente da força de vontade.

Nesse momento bate aquele desespero: como vou continuar trabalhando? Ainda mais quando se tem um prazo, o bloqueio criativo se torna um problema maior. Por isso, separei e estou trazendo aqui algumas dicas para você superar seu bloqueio criativo.

Dê uma pausa

Ficar o tempo todo em frente ao computador tentando escrever definitivamente não vai te ajudar a superar um bloqueio criativo. Dê uma pausa, desligue o PC e relaxe. Assim o fluxo de ideias melhora e é possível pensar melhor.

Tome um café

Nada melhor do que o café para dar um sacode nas suas ideias e te deixar mais alerta. Há quem diz ainda que o café tem a habilidade de aumentar a sua criatividade, portanto não custa tentar.

Respire outros ares

Talvez o seu local de trabalho não esteja contribuindo para sua criatividade e inspiração. Por isso, tente mudar o local onde trabalha para buscar inspiração. Pegue seu notebook ou caderno e vá para algum parque, praia, cafeteria e tente começar a escrever. Sair um pouco da rotina pode ser o que falta para superar um bloqueio criativo.

Ouça música

Músicas são sempre inspiradoras, por isso abuse desse recurso para superar seu bloqueio criativo. Ligue o som com aquela música que você adora e relaxe, as ideias virão!

Veja filmes, séries ou vídeos na internet

Quem nunca teve uma grande ideia assistindo um filme ou vídeo? Busque inspiração assistindo novos projetos e aproveite para relaxar, pois quando estamos relaxados as ideias fluem melhor. O YouTube é uma ótima plataforma para procurar vídeos de todos os temas e encontrar ótimas ideias para se inspirar.

Leia bastante

Se tem uma dica valiosa para qualquer criador de conteúdo é: leia bastante! Além de auxiliar na performance da escrita e enriquecer o vocabulário, os livros podem ser bastante inspiradores e você pode encontrar aquela luz no fim do túnel para superar seu bloqueio criativo.

Navegue no Pinterest

O Pinterest é uma rede social incrível para se inspirar. É uma plataforma bastante visual e funciona como um quadro de inspirações, que você pode separar por temas. Navegue um pouco por lá e inspire-se!

Desenhe

Desenhar e pintar é um exercício que relaxa e pode ajudar bastante na busca por inspiração e criatividade. Se você não sabe desenhar, pode tentar rabiscar suas ideias até conseguir o que está procurando.

Tome um banho

Alguns estudos já constataram que é tomando banho que aparecem as melhores ideias! Por que não tentar? Afinal, é um momento bem relax do nosso dia onde podemos nos concentrar em vários assuntos enquanto fazemos tarefas simples que já são automáticas, como se limpar no banho.

Busque inspiração nos seus concorrentes

Não há nada de errado em analisar o trabalho do concorrente para buscar inspiração. Afinal, ele provavelmente está inserido no mesmo setor que sua empresa e você pode aproveitar a opinião deles e de seus clientes para superar o bloqueio criativo. Só não copie, se ver uma ideia bem legal tente adaptá-la a realidade da sua empresa.

Como conseguir criatividade e inspiração

Tenho certeza que com essas dicas de como superar o bloqueio criativo você vai conseguir passar por esse momento. Tem alguma dica para acrescentar? Comente aí pois, nesse momento deu branco aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *