Tendências de Design para 2019

As tendências de Design estão em constante mudança. Nos últimos anos, o Flat Design ganhou destaque, no entanto, a tendência para os próximos anos é o retorno do design vintage, apesar do minimalista permanecer.

1. Logotipos Responsivos

Mais do que uma tendência, o design de logotipos responsivos é uma obrigatoriedade. Criar logos que se adaptem a todos os dispositivos móveis para facilitar a navegação é, atualmente, o maior desafio dos designers.

2. Gradientes (Degradê)

Flat Design evoluiu e a tendência para o uso de gradientes voltou.
A utilização de degradês por parte de grandes líderes de mercado, como o Stripe e o Instagram, aumentou a sua popularidade. Assim, em 2019, haverão muitos degradês, não só em ambientes gráficos como em papéis de parede, ilustrações e até na decoração.

3. Profundidade

A utilização de sombras para criar relevo e profundidade tem sido já uma tendência e continuará em 2019.
A criação de profundidade é uma estratégia de design que auxilia os utilizadores a estabelecer uma hierarquia visual dos elementos gráficos, melhorando a funcionalidade e a simplicidade dos projetos.
Seja em ícones, ilustrações, websites, ou até mesmo em materiais impressos, a profundidade será definitivamente tendência em 2019.

4. Bicromia (Duotone)

Duotone tem vindo a ganhar destaque no mundo do design. Esta técnica consiste em alterar as cores de uma imagem, deixando apenas dois tons evidentes. No entanto, os softwares de edição de imagem têm permitido levar o conceito a um nível superior com o processo monocromático, de três e até de quatro cores.
As cores atrativas enriquecem a identidade visual dos projetos, sendo, por isso, uma tendência entre os designers.

5. Cores dos anos 80 e 90

Desde os tons pastel a cores elétricas, a paleta de cores utilizada nos anos 80 e 90 está ganhando relevância nos projetos de design atuais.
Vamos ver também ao retorno de formas abstratas e geométricas inspiradas pelas décadas pré-milenares.

6. Movimento e Animação

GIF’s e SVG’s são importantes ferramentas de comunicação, pois chamam facilmente a atenção, criando uma grande envolvência com os utilizadores.
Os GIF’s estão perfeitamente integrados na era digital, sendo utilizados em anúncios, e-mails, ilustrações, ícones e até logótipos.
As imagens animadas são também uma crescente tendência, nomeadamente, fotografias estáticas, nas quais é adicionado um loop de vídeo numa parte da imagem. Por exemplo, numa fotografia alusiva à natureza, na qual apareça um rio, será interessante adicionar movimento à água.
contraste entre quietude e movimento cria um dinamismo que chama a atenção do público.

7. Tipografia

Fontes artísticas e extravagantes são a forte tendência para os próximos anos.
2019 marcará o regresso, não só das fontes mais decorativas e artesanais, mas também das fontes serifadas. Com a obrigatoriedade de criar designs responsivos, os designers gráficos deixaram de utilizar fontes serifadas para que não existissem inconsistências no branding. Contudo, atualmente, com a melhoria da qualidade dos monitores, esse tipo de fontes está a ganhar pontos no mundo digital, tornando-se, portanto, numa tendência.

A junção de novas tendências com o regresso de antigas será propícia para a elaboração de excelentes projetos de design, cada vez mais atrativos e originais.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *